1. Porque as dimensões dos vários tipos morfológicos de microrganismos podem ser melhor aferidas através de preparações a fresco?
A preparação a fresco, possui como vantagem, a possibilidade de se observar a viabilidade e atividades celulares como motilidade, e também observar o tamanho e a forma natural das células microbianas. A finalidade desse método é permitir a observação de estruturas “in vivo”, de modo a poder observar manifestações funcionais.
2. Para que serve uma preparação em gota pendente? Ela oferece alguma indicação sobre a viabilidade de uma cultura
O método da gota pendente é especialmente adequado quando os volumes de amostra disponíveis são pequenos. Isso é importante, por exemplo, ao medir amostras biológicas que normalmente são limitadas em volume. Pequenos volumes de amostra também são benéficos quando amostras perigosas são medidas.
3. Citar alguns cuidados, a serem tomados para execução satisfatória do exame a fresco?
O exame a fresco é utilizado para observar células vivas. É a preparação mais simples. O material biológico é colocado sobre uma lâmina de vidro em meio específico para manutenção celular e coberto com uma lamínula. Ex: suspensão de grão de pólen, suspensão de micro-organismos, pequenas estruturas foliares, sêmen.
4. Quais as limitações do exame a fresco?
O emprego do exame a fresco está restrito dentro de certos limites: só se aplica a objetos finos e transparentes, não permite observações prolongadas e mostra apenas uma pequena parte dos detalhes das estruturas.
5. Em que circunstâncias, no diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas, o exame a fresco deve ser aplicado?
Deve ser aplicado quando se é necessário identificar de maneira isolada o microrganismo que está causando determinado processo infeccioso, permitindo utilizar o tratamento mais adequado e iniciado o mais breve possível.
6. Qual a principal informação sobre o microrganismo que o exame a fresco pode fornecer?
A morfologia dos microrganismos nas condições normais de vida.
Comments