top of page
Buscar

Preparo de meio de cultura- ágar sangue

  • Foto do escritor: Microbiologia grupo 2
    Microbiologia grupo 2
  • 2 de jun. de 2022
  • 1 min de leitura


Objetivo: É usado para a recuperação e crescimento de uma grande variedade de microorganismos a partir de amostras clínicas ou subculturas.


Princípio: O agar de sangue é um meio de cultura sólido diferencial enriquecido, mas não seletivo. O meio de cultura de ágar-sangue é um dos mais comumente usados no laboratório de microbiologia. Entre os microrganismos capazes de crescer no meio de ágar-sangue estão: bactérias aeróbicas estritas, facultativas, microaerofílicas, anaeróbicas, Gram-positivas ou Gram-negativas, bactérias de crescimento rápido ou de crescimento lento.


Preparo: O ágar-base é desidratado (em pó), portanto deve ser dissolvido em água destilada, ajustada para pH 7,3. A quantidade indicada pelo ágar-base escolhido é pesada e dissolvida na quantidade correspondente de água em um frasco, depois é aquecida em calor moderado e misturada com movimentos rotativos até todo o pó ser dissolvido. Uma vez dissolvido, colocar na autoclave a 121 ° C por 20 minutos. Ao sair da autoclave, deixe esfriar até a temperatura variar entre 40 e 50 ° C; É uma temperatura que a pele humana suporta e, ao mesmo tempo, o ágar ainda não solidificou, é a temperatura ideal para adicionar a quantidade correspondente de sangue e misturar delicadamente para homogeneizar. Após esse processo, sirva em placas de Petri estéreis imediatamente após a homogeneização do sangue. No momento de servir o ágar-sangue nas placas de Petri, nenhuma bolha de ar deve permanecer na superfície da placa.


Materiais: Placas de Petri, autoclave.


Procedimentos: Após ser aquecido na autoclave, colocamos o agar-base em duas placas de Petri até a metade, depois adicionamos uma gota de sangue em cada uma, e misturamos delicadamente até homogeneizar.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Blog destinado à fins informativos e avaliativos da disciplina de Microbiologia do Curso de Enfermagem - Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Composto por Amanda Santos Barros, Ana Clara Laundos Oliveira, Ana Karoline Mota da Silva, Ana Elizia Denadai Resende, Andressa Barros Farias de Melo, Nicoly de Oliveira e Sara Laís Costa.

Alunas do Segundo Período de Enfermagem (2021.2), Turma 32.

  • Black Google+ Icon

Obrigado(a)!

CONTATO

bottom of page