Objetivo: Determinar a concentração das drogas nas preparações de medicamentos.
Princípio: A concentração comum das soluções indica a quantidade em massa de soluto que se encontra dissolvida em um volume-padrão de solução e normalmente é expressa em g/L. A concentração das soluções envolve a massa do soluto e o volume da solução. Assim, a concentração de uma solução é a relação existente entre a quantidade de soluto (massa) em relação a quantidade da solução (volume). Na área de enfermagem, esses cálculos têm aplicação prática nos cálculos de medicamentos.
Material: Soro fisiológico, ampolas de medicamentos, seringas com agulhas.
Método: Averiguar as concentrações das ampolas, colocar volumes diferentes nos soros fisiológicos e determinar a concentração das respectivas preparações medicamentosas. Fazer diluições seriadas.
Comentários: Tanto a salmoura usada para conservar alimentos quanto o soro fisiológico são soluções formadas pela dissolução de cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha) em água. A diferença consiste na quantidade de soluto em relação ao solvente, sendo que na salmoura existe muito sal e no soro existe pouco sal em relação à quantidade de água. Diz-se então que a salmoura é uma solução concentrada, e que o soro fisiológico é uma solução diluída. Entretanto, é importante que isso seja expresso em termos quantitativos, desse modo surgem o conceito e os cálculos das concentrações das soluções:
Essa concentração pode ser calculada por meio da seguinte fórmula: C = m1/V
Sendo que:
C = concentração comum em g/L;
m1: massa do soluto em g;
V = volume da solução em L.
10 ml ---- 20%
1 ml ------ %
10x=20 x 1
X= 20/10
X= 2%
C= m/v
C= 2/9
C= 0,222
NaCl = 12/58,44 g/mol
58,44 ---- 100%
X -------- 20%
100x= 58,44 x 20
X= 1.168,8/100
X= 11,688
Comentarios