Relato de caso:
M.A.B.R, sexo feminino, 60 anos, viúva, branca, natural e procedente de Salvador-BA. Procurou o serviço de emergência, acompanhada do seu irmão, apresentando dor na mão esquerda, após aparente torção causada por uma queda em sua casa.
sofre de “depressão” há vinte anos, após perda do seu marido, com diminuição da sua expressão verbal e apatia;
aumentou o consumo de álcool de forma exagerada nesse período;
sente tonturas constantemente, associada a lentidão da marcha e falta de coordenação motora para andar e realizar tarefas como escrever e lavar a louça;
apresenta confusão mental, referindo distorções em eventos passados e amnésia retrógrada.
Exame Físico:
Paciente em ruim estado geral, apático, alerta, orientado em espaço, pouco orientado em tempo.
Apresenta confabulações para relatar como aconteceu a queda e explicar como veio ao hospital.
Apresenta edema em punho esquerdo.
Definição: A Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK) caracteriza-se por uma amnésia anterógrada com um estado de distúrbio mental, marcha atáxica e nistagmo sendo causada por uma deficiência de tiamina, encontrada principalmente em alcoólatras e pessoas desnutridas. O álcool interfere ativamente no processo de absorção gastrintestinal, reduzindo a ativação da tiamina e o também o estoque de tiamina hepática.
Sintomas:
perda do equilíbrio;
sonolência;
tendência a tontura e problemas de movimento dos olhos;
confusão;
grave perda de memória de acontecimentos recentes.
Fisiopatologia:
A tiamina combina-se com o fósforo para formar a coenzima pirofosfato de tiamina (PFT), necessária à descarboxilação oxidativa do piruvato para formar acetato ativo (acetil-CoA) – componente principal da via metabólica do ciclo de Krebs.
O NADPH fornece átomos de hidrogênio para reações químicas que resultam na produção de coenzimas, esteróides, ácidos graxos, aminoácidos e neurotransmissores, além de exercer importante papel na síntese de glutationa, componente essencial para a defesa do organismo contra o estresse oxidativo.
Causa (origem):
Falta de vitamina B1 (associado ao etilismo e deficiencia nutricional).
Diagnóstico:
Testes, como exames de sangue para medir os níveis de açúcar e eletrólitos no sangue, uma contagem completa de glóbulos vermelhos, testes da função hepática e exames por imagem são normalmente realizados para descartar outras causas. Por vezes, os médicos medem o nível de tiamina no sangue.
Tratamento:
O tratamento consiste na administração da tiamina e de líquidos por via intravenosa. Esse tratamento pode corrigir a encefalopatia de Wernicke, embora a recuperação geralmente não seja completa. A síndrome de Korsakoff não se soluciona.
Referência bibliográfica:
/DEMCZKO, Matt. Galactossemia. Manuais MSD edição para profissionais. Disponível em: <https://msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/disfunções-metabólicas-hereditárias/galactossemia> . Acesso em: 5 jul. 2022.
DEVLIN, T.M. Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas, 7ª ed., Ed. Blucher, 2011.
Um caso clínico sobre a Síndrome de Wernicke Korsakoff. Disponível em: https://www.sanarmed.com/sindrome-de-wernicke-korsakoff. Acesso em: 6 jul. 2022
Síndrome de Wernicke-Korsakoff. Disponivel em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/disfun%C3%A7%C3%A3o-cerebral/s%C3%ADndrome-de-wernicke-korsakoff. Acesso em: 6 jul. 2022
Comments