top of page
Buscar

Coloração simples

  • Foto do escritor: Microbiologia grupo 2
    Microbiologia grupo 2
  • 3 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Princípio: A coloração simples tem bases físico-químicas. A impregnação de uma célula por um corante pode ser entendida a partir de fenômenos como a capilaridade, osmose, adsorção e absorção. Mas, é sobretudo pela compreensão de certas reações de corantes de organoides, inclusões e estruturas celulares que se firmam as bases desta metodologia.

Desta forma é observada uma reação estequiométrica entre corantes e uma dada estrutura, por força da afinidade de suas cargas opostas. Normalmente o que é uma reação de dupla troca de cátions e ânions, do tipo:

(Microrganismos)- (Na+, K+, etc.) + (cromóforos) → (microrganismo) - (cromóforos) + + (Na+ K+, etc.) + (Cl-, oxalato, etc.)


Materiais: Material biológico em suspensão, lâminas, lamínulas, microscópio, pipeta Pasteur (ou conta-gotas), corante (azul de metileno, verde malaquita, Giemsa, etc.)

O material biológico utilizado foi a cera de ouvido.


Método

1. Fazer um esfregaço com o material biológico.

2. Esperar secar.

3. Fixar ao calor.

4. Cobrir o esfregaço com o corante.

5. Esperar por 1 a 5 min.

6. Lavar com água, secar o observar ao microscópico com objetiva de imersão.



Esfregaço de material biológico Lâmina com material biológico já Visualização microscópica do

em lâmina. fixado e coberta com corante. material biológico.




Comments


Blog destinado à fins informativos e avaliativos da disciplina de Microbiologia do Curso de Enfermagem - Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Composto por Amanda Santos Barros, Ana Clara Laundos Oliveira, Ana Karoline Mota da Silva, Ana Elizia Denadai Resende, Andressa Barros Farias de Melo, Nicoly de Oliveira e Sara Laís Costa.

Alunas do Segundo Período de Enfermagem (2021.2), Turma 32.

  • Black Google+ Icon

Obrigado(a)!

CONTATO

bottom of page