1. Os meios de cultivo e a idade da colônia exercem alguma influência na morfologia de células em coloração simples?
Sim, pois a morfologia das bactérias depende das condições fisiológicas dentro de um certo limite de viabilidade celular.
2. A coloração simples se presta a identificação de uma cultura mista de microrganismos? Que observações poderiam ser obtidas?
Neste método de coloração simples, são observadas apenas algumas morfologias bacterianas, invalidando, assim, a técnica para identificar as bactérias, fazendo-se necessário outros meios de diagnósticos laboratoriais acrescentado de outras informações.
3. Qual a aplicação da coloração simples no Diagnóstico Laboratorial de doenças infecciosas?
Este mecanismo é utilizado no diagnóstico de várias doenças, como, as causadas por fungos (micoses) ou por protozoários, tais como malária, doenças de chagas e Leishmaniose.
4. Cite exemplos de Doenças Infecciosas e seu agente infecioso que são diagnosticados seguramente pela uma coloração simples?
Pode citar-se: a malária (plasmodium sp), doenças de chagas (trypanosoma cruzi), leishmaniose (leishmania donovani), e por fungos (trichophyton, epidermophyton e microsporum), além de algumas micoses.
5. Cite alguns cuidados, a serem tomados para a execução satisfatória da coloração simples.
Respeitar o tempo de intervalo adequado para a secagem, fixação e coração do material, não permitindo ser insuficiente, ou até mesmo exagerado, pois isto interfere na qualidade da lâmina em sua observação, além de esta também seguindo as normas de biossegurança, tais como, higienização das mãos e utensílios, uso de equipamentos de proteção (luvas, óculos de proteção, aventais entre outros), o uso do jaleco é imprescindível para essas atividades.
תגובות