top of page
Buscar

Questões de Coloração de Gram

  • Foto do escritor: Microbiologia grupo 2
    Microbiologia grupo 2
  • 4 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jun. de 2022



1. A coloração de Gram possibilita caracterizar as bactérias quanto ao comportamento tintorial (Gram-positiva e Gram-negativa), morfologia (cocos, bacilos, espirilos) e arranjo (em cacho, em cadeias, aos pares). Qual o significado destas informações para a medicina?

É essencial por auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas.


2. A coloração de Gram exerce alguma importância em diagnósticos clínicos de bactérias isoladas de infecções humanas e animais? Citar pelo menos um exemplo.


3. Empiricamente, Gram estabeleceu uma sequência para a aplicação dos corantes que integram a metodologia. Comentar os resultados possíveis de serem obtidos com as inversões da sequência referida no método.

Os microrganismos reagem de forma diferente ao método. Há pessoas que retêm o pigmento do corante (cristal violeta) devido à complexação com solução de iodiodeto (lugol), apesar da lavagem com álcool ou acetona, fazendo com que a parede celular fique desidratada, minimizando o grau de porosidade e permeabilidade, sendo eles Gram positivos. E há tipos que permitem a remoção do pigmento colorante por lavagem com álcool ou acetona, retirando a gordura da parede, levando ao aumento da porosidade celular, chamados de Gram negativos. Ao tratar os dois grupos com um agente anti-coloração, observou-se que as células Gram-positivas não foram afetadas e permaneceram azuis ou roxas, enquanto para as células Gram-negativas, essas absorvem o contraste, tornando-as vermelhas.


4. Sabe-se que se a parede celular é o sítio preferido pela fixação da reação de Gram. Fazer um esquema mostrando esta associação, para o caso típico de uma bactéria Gram-positiva.


5. Sendo o Gram um método de coloração diferencial, como esta reação pode ser empregada para a verificação do estado de pureza de uma determinada cultura?

A realização periódica do exame de uma cultura pura demonstra que todas as colônias apresentam a mesma característica morfo-tintorial.


6. Comente o efeito da penicilina sobre a parede celular bacteriana, correlacionando-o com a reação tintorial de Gram.

A penicilina age sobre a parede celular, causando ruptura e consequentemente altera todas as características morfotintoriais observada na coloração de Gram.


7. Comente a frase: “Uma bactéria Gram-negativa pode tornar-se Gram-positiva, dependendo do tempo de incubação da cultura, mas o inverso não é verdadeiro”.

A característica tintorial de Gram-negativa é propício à presença da membrana externa, que pode ser perdida em certas condições de cultivo desfavorável, fazendo com que a bactéria manifeste característica de Gram-positiva (roxa), mas o contrário não é possível porque uma bactéria Gram-positiva nunca adquire a membrana externa, ou seja, uma vez, Gram-positiva, sempre Gram-positiva.


Comentarios


Blog destinado à fins informativos e avaliativos da disciplina de Microbiologia do Curso de Enfermagem - Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Composto por Amanda Santos Barros, Ana Clara Laundos Oliveira, Ana Karoline Mota da Silva, Ana Elizia Denadai Resende, Andressa Barros Farias de Melo, Nicoly de Oliveira e Sara Laís Costa.

Alunas do Segundo Período de Enfermagem (2021.2), Turma 32.

  • Black Google+ Icon

Obrigado(a)!

CONTATO

bottom of page