1. A coloração de Gram possibilita caracterizar as bactérias quanto ao comportamento tintorial (Gram-positiva e Gram-negativa), morfologia (cocos, bacilos, espirilos) e arranjo (em cacho, em cadeias, aos pares). Qual o significado destas informações para a medicina?
É essencial por auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas.
2. A coloração de Gram exerce alguma importância em diagnósticos clínicos de bactérias isoladas de infecções humanas e animais? Citar pelo menos um exemplo.
3. Empiricamente, Gram estabeleceu uma sequência para a aplicação dos corantes que integram a metodologia. Comentar os resultados possíveis de serem obtidos com as inversões da sequência referida no método.
Os microrganismos reagem de forma diferente ao método. Há pessoas que retêm o pigmento do corante (cristal violeta) devido à complexação com solução de iodiodeto (lugol), apesar da lavagem com álcool ou acetona, fazendo com que a parede celular fique desidratada, minimizando o grau de porosidade e permeabilidade, sendo eles Gram positivos. E há tipos que permitem a remoção do pigmento colorante por lavagem com álcool ou acetona, retirando a gordura da parede, levando ao aumento da porosidade celular, chamados de Gram negativos. Ao tratar os dois grupos com um agente anti-coloração, observou-se que as células Gram-positivas não foram afetadas e permaneceram azuis ou roxas, enquanto para as células Gram-negativas, essas absorvem o contraste, tornando-as vermelhas.
4. Sabe-se que se a parede celular é o sítio preferido pela fixação da reação de Gram. Fazer um esquema mostrando esta associação, para o caso típico de uma bactéria Gram-positiva.
5. Sendo o Gram um método de coloração diferencial, como esta reação pode ser empregada para a verificação do estado de pureza de uma determinada cultura?
A realização periódica do exame de uma cultura pura demonstra que todas as colônias apresentam a mesma característica morfo-tintorial.
6. Comente o efeito da penicilina sobre a parede celular bacteriana, correlacionando-o com a reação tintorial de Gram.
A penicilina age sobre a parede celular, causando ruptura e consequentemente altera todas as características morfotintoriais observada na coloração de Gram.
7. Comente a frase: “Uma bactéria Gram-negativa pode tornar-se Gram-positiva, dependendo do tempo de incubação da cultura, mas o inverso não é verdadeiro”.
A característica tintorial de Gram-negativa é propício à presença da membrana externa, que pode ser perdida em certas condições de cultivo desfavorável, fazendo com que a bactéria manifeste característica de Gram-positiva (roxa), mas o contrário não é possível porque uma bactéria Gram-positiva nunca adquire a membrana externa, ou seja, uma vez, Gram-positiva, sempre Gram-positiva.
Commentaires